Ed. Infantil

BERÇÁRIO I

O Berçário I corresponde a primeira turma da Educação Infantil, quando a criança inicia sua socialização. Nesta fase, a criança explora o mundo através dos sentidos, o que chamamos de fase sensorial. Sua comunicação se dá através do choro e de balbucios, por ainda não ter o domínio da linguagem.

BERÇÁRIO II

No Berçário II, a criança ainda está apreendendo o mundo através dos sentidos, porém sua linguagem está em processo de desenvolvimento. É comum algumas crianças já identificarem certos objetos, animais e pronunciarem palavras. Por isso, a utilização da leitura e da contação de histórias orais são muito importantes neste momento de aprendizagem.

MATERNAL I

No Maternal I, algumas crianças já se comunicam através da linguagem. É uma fase de muitas mudanças, pois é a etapa do desfralde, na qual a criança é incentivada, respeitando o seu tempo, a ter um controle do seu corpo e de suas necessidades fisiológicas.

MATERNAL II

Nesta etapa, a criança já se comunica de forma mais elaborada, ou seja, já tem certo domínio da linguagem. Múltiplas possibilidades de aprendizagem se abrem para ela, pois sua imaginação está muito aguçada. Neste período devemos incentivar a autonomia, já que a criança pode realizar algumas tarefas sozinha, com a mediação de um adulto.

PRÉ I

É a fase do pré-letramento, na qual a criança é inserida no universo do alfabeto, das letras. Sabemos que a Educação Infantil não é a etapa da alfabetização, mas é a etapa em que a criança pode ser apresentada ao universo das letras através de inúmeras atividades de escuta, fala e oralidade.

PRÉ II

Última etapa da Educação Infantil. Nesta fase, a criança já tem conhecimento do alfabeto e as sílabas são apresentadas a elas para que comecem a formar palavras. Geralmente, já chegam à pré escola 02 sabendo escrever seu nome, identificar os nomes de amigos, contar de 0 a 20. É um período que devemos explorar sua imaginação criativa e aberta ao aprendizado.